Aumento das entregas de caminhões e receitas recordes de peças pós-vendas impulsionaram os resultados
“A PACCAR obteve boas receitas e lucro líquido no segundo trimestre de 2017”, disse Ron Armstrong, CEO. “Os resultados financeiros da PACCAR refletem o aumento da produção e da participação no mercado de caminhões da América do Norte, sólidos mercados europeus para caminhões, e maior volume global de peças pós-vendas. Estou muito orgulhoso de nossos 24.500 colaboradores, que entregaram excelentes produtos e serviços aos nossos clientes”.
As vendas líquidas e as receitas de serviços financeiros do segundo trimestre foram de US$4,70 bilhões, em comparação com os US$4,41 bilhões obtidos no segundo trimestre de 2016. A PACCAR teve um lucro líquido de US$373 milhões (US$1,06 por ação diluída) no segundo trimestre deste ano, em comparação com um lucro líquido de US$481,3 milhões (US$1,37 por ação diluída) no mesmo período do ano passado. A PACCAR obteve receita líquida ajustada (não GAAP) de US$371,7 milhões (US$1,06 por ação diluída) no segundo trimestre de 2016, excluindo US$109,6 milhões de ajuste não recorrente, devido a um acordo com a Comissão Europeia (EC).
A PACCAR reportou lucro líquido de US$683,3 milhões (US$1,94 por ação diluída) no primeiro semestre de 2017. A empresa relatou um prejuízo líquido de US$113,3 milhões (US$0,32 por ação diluída) nos primeiros seis meses do ano passado. A PACCAR relatou lucro líquido ajustado (não GAAP) de US$719,7 milhões (US$2,05 por ação diluída) no primeiro semestre de 2016, excluindo US$833,0 milhões de ajustes não recorrentes devido ao acordo com a Comissão Europeia. As vendas líquidas e a receita de serviços financeiros do primeiro semestre de 2017 foi de US$8,94 bilhões em comparação com os US$8,71 bilhões do ano passado.
Armstrong acrescentou, “a PACCAR é líder de tecnologia na indústria de veículos comerciais e está investindo na próxima geração de tecnologias automotivas. Os investimentos da PACCAR incluem direção autônoma e pelotão de caminhões, conectividade de caminhões, realidade aumentada (AR), e uma plataforma de software integrado. A empresa continua a introduzir tecnologias líderes da indústria em nossos negócios de peças pós-venda e serviços financeiros, utilizando análise de big data para nossos revendedores e clientes”. Harrie Schippers, vice-presidente executivo e CFO da PACCAR, disse, “A PACCAR gerou 1.200 novos empregos nos EUA este ano para atender ao aumento da demanda dos clientes, complementado por mai s de US$125 milhões de capital investido em pesquisa e desenvolvimento”.
Destaques Financeiros – segundo trimestre de 2017
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR para o segundo trimestre de 2017 incluem:
- Vendas líquidas e receitas consolidadas de US$4,70 bilhões;
- Lucro líquido de US$373 milhões;
- Caminhões, Peças e Outras margens brutas de 14,6%;
- Receitas recordes da PACCAR Parts de US$823,1 milhões;
- Lucros recordes antes do pagamento de impostos da PACCAR Parts no valor de US$152,4 milhões;
- Lucro dos Serviços Financeiros antes do pagamento de impostos no valor de US$63 milhões;
- Caixa e títulos negociáveis no valor de US$3 bilhões;
- Caixa trimestral gerado das operações no valor de US$574,7 milhões;
- Patrimônio líquido recorde de US$7,50 bilhões.
Destaques Financeiros – primeiro semestre de 2017
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR para o primeiro semestre de 2017 incluem:
- Vendas líquidas e receitas consolidadas no valor de US$8,94 bilhões;
- Lucro líquido de US$683,3 milhões;
- O lucro antes do pagamento de impostos da PACCAR Parts foi de US$304,1 milhões sobre uma receita de US$1,61 bilhão;
- Serviços Financeiros antes do pagamento de impostos no valor de US$120,3 milhões;
- Caixa gerado das operações no valor de US$1,19 bilhão;
- Emissão de títulos de médio prazo no valor de US$950,5 milhões;
- Renovação das linhas de crédito bancário no valor de US$3 bilhões.
Mercados globais de caminhões
“Aumentamos nossa estimativa para o mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas para uma faixa de 290.000 a 310.000 veículos este ano, devido ao crescimento econômico contínuo e ao aumento do frete. Os novos caminhões DAF XF e CF 2017 estão melhorando a performance operacional de nossos clientes, propiciando um aumento de até 7% na eficiência de combustível”, disse Preston Feight, Vice-Presidente da PACCAR e Presidente da DAF. “Os pedidos de caminhões acima de 16 toneladas aumentaram 10% no primeiro semestre de 2017, em comparação com o mesmo período no ano passado”.
Os pedidos da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá aumentaram 44% no primeiro semestre de 2017, em comparação com o mesmo período no ano passado. Kenworth e Peterbilt atingiram uma participação de 31,7% dos pedidos de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá, e 29,6% de participação nas vendas no varejo dos caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá, no primeiro semestre deste ano. “As entregas de caminhões médios e pesados da Kenworth e Peterbilt aumentaram 25% no segundo trimestre de 2017, em comparação com o primeiro trimestre deste ano”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. Espera-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 para os EUA e Canadá estejam na faixa de 200.000 a 220.000 veículos em 2017 . “O mercado de caminhões reflete a boa situação econômica e os altos níveis de tonelagem do frete”.
PACCAR Parts obtém recordes de receitas trimestrais e lucros antes da dedução de impostos
A PACCAR Parts obteve receitas trimestrais recordes no valor de US$823,1 milhões no segundo trimestre de 2017; 9% maior que os US$756,4 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. O lucro antes da dedução de impostos no segundo trimestre de 2017 foi um recorde, no valor de US$152,4 milhões, 14% mais alto do que os US$133,4 milhões obtidos no segundo trimestre de 2016. As receitas da PACCAR Parts no primeiro semestre de 2017 foram de US$1,61 bilhão, em comparação com US$1,48 bilhão no mesmo período do ano passado. A PACCAR Parts obteve lucro antes da dedução de impostos de US$304,1 milhões no primeiro semestre de 2017, em comparação com os US$268 milhões ganhos no primeiro semestre de 2016.
“As concessionárias da PACCAR abriram 96 lojas de varejo multimarcas TRP em 27 países, e isso está impulsionando mais negócios de peças e serviços em todos os mercados. A PACCAR continua a aumentar sua capacidade de distribuição global de peças, propiciando disponibilidade líder na indústria, e dando suporte ao crescimento das vendas de peças do motor PACCAR MX, e ao programa de serviços globais para frotas”, disse David Danforth, Vice-Presidente da PACCAR e Gerente-Geral da PACCAR Parts. “O novo centro de distribuição da PACCAR em Toronto, no Canadá, com 14.865 m2, ao custo de US$35 milhões, está em construção e deverá ser inaugurado em meados de 2018”.
PACCAR lança centro de inovações no Vale do Silício
A PACCAR abrirá um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício, na Califórnia, este ano. O Centro coordenará o desenvolvimento de produtos de próxima geração e identificará as tecnologias emergentes que beneficiarão o desempenho dos futuros veículos. As áreas de enfoque da tecnologia incluirão sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), inteligência artificial, conectividade dos veículos e realidade aumentada. Darrin Siver, Vice-Presidente Sênior da PACCAR, disse: “a PACCAR olha para o futuro ao expandir suas parcerias com as empresas de tecnologia do Vale do Silício. O Centro de Inovação da PACCAR incluirá laboratório de última geração, instalações de oficina e espaço de escritório”.
Pesquisa, desenvolvimento e investimentos de Capital
Os excelentes lucros em longo prazo da PACCAR, seu sólido balanço, e intenso enfoque na qualidade, tecnologia e produtividade, capacitaram a empresa a investir US$6,2 bilhões em projetos de capital, produtos inovadores e novas tecnologias, ao longo da última década. “Estão sendo investidos este ano um capital de US$375-US$425 milhões, e despesas com P&D no valor de US$250-270 milhões em desenvolvimento de novos produtos, instalações de produção melhoradas e programas de suporte pós-vendas”, disse George West, Vice-Presidente da PACCAR.
A divisão Dynacraft da PACCAR construirá uma nova instalação de produção, com 12.077 m2 em McKinney, Texas, em 2018. A Dynacraft fabrica componentes e subconjuntos de alta qualidade, tais como cabos de bateria, portas e módulos de ar condicionado para os caminhões da Kenworth e Peterbilt. As instalações da Dynacraft darão suporte às operações da Peterbilt em Denton, no Texas, e fabricarão o eixo frontal de 20.000 libras da PACCAR para ser instalado nos veículos Classe oito da Kenworth e Peterbilt na América do Norte.
A DAF iniciou a operação de sua recém-concluída instalação ecológica de pintura de cabines, no valor de US$110 milhões em Westerloo, na Bélgica, em junho. O equipamento de pintura robótica de última geração melhorou a qualidade da pintura, e aumentou a capacidade de produção de cabines em 50%. “A instalação de pintura de cabines da DAF é a mais moderna do mundo”, comentou Harry Wolters, Diretor de Operações da DAF. “Esse investimento em tecnologia dará suporte aos futuros aumentos de participação da DAF no mercado europeu, e sua expansão geográfica, além de demonstrar a liderança tecnológica da DAF na produção de veículos, que são líderes da indústria”.
Fábrica de motores da PACCAR homenageada como sendo a Planta de Qualidade do Ano em 2017
A fábrica de motores da PACCAR em Columbus, Mississippi, foi homenageada pela Revista Quality como sendo a Planta de Qualidade do Ano em 2017. A fábrica ganhou o prêmio pela implementação dos melhores processos de qualidade de sua classe para produzir os motores PACCAR MX-13 e MX-11, que são líderes da indústria. A Revista Quality citou o compromisso da fábrica de motores da PACCAR com melhoria contínua, comprometimento dos colaboradores, Six Sigma, referência da indústria e tecnologia como sendo os fatores chave nas realizações da instalação.
“Temos orgulho de sermos reconhecidos pela qualidade de nossos motores PACCAR e processos de produção otimizados”, disse Lance Walters, Gerente da Planta de Motores da PACCAR. “A PACCAR continua a inovar através da melhoria contínua e do ambiente de trabalho colaborativo”. A fábrica de motores da PACCAR também ganhou diversos certificados e homenagens da indústria nos anos anteriores, incluindo a certificação ISO/TS16949 por seu sistema de gestão de qualidade, e os prêmios Frost & Sullivan Manufacturing Leadership nos últimos três anos consecutivos.
Empresas de serviços financeiros obtêm bons resultados
A PACCAR Financial Services (PFS) tem um portfólio de 180.000 caminhões e reboques, com ativos no total de US$12,69 bilhões. A PACCAR Leasing, uma grande empresa de leasing de caminhões de serviço completo na América do Norte e Europa, com uma frota de 36.000 veículos, está incluída nesse segmento. A receita da PFS antes do pagamento de impostos no segundo trimestre de 2017 foi de US$63 milhões em comparação com os US$77,3 milhões ganhos no segundo trimestre do ano passado. As receitas do segundo trimestre de 2017 foram de US$306,3 milhões em comparação com os US$297,4 milhões no mesmo trimestre de 2016. No primeiro semestre de 2017, a PFS obteve uma receita de US$120,3 milhões antes do pagamento de impostos, em comparação com os US$157,6 milhões no ano pa ssado. As receitas do primeiro semestre de 2017 foram de US$608,5 milhões, em comparação com os US$586,8 milhões para o mesmo período do ano passado. “O portfólio da PFS teve um bom desempenho durante o segundo trimestre de 2017”, disse Bob Bengson, Vice-Presidente Sênior da PACCAR. “A demanda por caminhões usados aumentou neste trimestre nos EUA, em comparação com o primeiro trimestre de 2017. Os valores de revenda dos veículos usados da Kenworth e Peterbilt continuam a dominar com um ágio de 10% a 20% sobre os caminhões da concorrência”.
“O excelente balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, capacitam a PFS a oferecer financiamento de varejo, em nível competitivo, aos revendedores e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF em 24 países de quatro continentes”, disse Todd Hubbard, Vice-Presidente da PACCAR e Presidente Financeiro Corporativo da PACCAR. “Temos excelente acesso aos mercados de títulos comerciais e títulos de médio prazo, que permitem que a PFS ofereça suporte lucrativo à venda dos caminhões da PACCAR”.