A empresa, genuinamente alemã, comemora seus 90 anos de existência no mês de abril
A DAF comemora 90 anos de história em 1º de abril de 2018. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. Referência em tecnologia atua com as marcas Kenworth e Peterbilt, e se uniu à DAF ampliando sua presença global, tornando-se uma das maiores produtoras de caminhões do mundo.
O que, a princípio, era apenas uma oficina de ferreiro, em 1933 se transformou em uma fábrica de pequenos implementos para, em seguida, começarem a produzir caminhões. O estilo arrojado dos irmãos Hub e Wim van Doorne, fundadores da marca, levou a DAF à vanguarda no mercado de caminhões.
Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.
Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto. A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.
No ano passado foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos 9 anos.
Rally Dakar
Na década de 80 os caminhões DAF foram grandes estrelas no Rally Dakar. Os veículos ganharam destaque quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy que criou máquinas impressionantes como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine. A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220km/h.
Tecnologias
Os motores da DAF utilizam um moderno sistema de injeção common rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência. Para atender ao Euro 6, os motores fazem uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 tem redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado.
Em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.