Marca é atualmente uma das líderes do mercado europeu de caminhões com 15,5% de marketshare
A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões, comemora 89 anos de história. Fundada em 1928 na cidade de Eindhoven, na Holanda, é subsidiária do grupo americano PACCAR, sexta maior fabricante de caminhões do mundo, que também atua com as marcas Kenworth e Peterbilt.
Em 1973, a DAF foi a primeira montadora a utilizar turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.
Sempre buscando inovar também em comodidade, em 1994 o conceito da cabine Super Space definiu novos padrões em tamanho e conforto. No ano de 1996 a americana PACCAR adquiriu as ações da DAF. E entre 2001 e 2002 a empresa lançou as séries CF, LF e XF.
Presente em mais de 100 países a DAF aumentou sua participação no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas em 2016 com 15,5% de marketshare.
DAF Caminhões Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m².
A unidade é responsável pela produção do extrapesado XF105 e o pesado CF85. Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.
“Estamos muito satisfeitos com o nosso desempenho no Brasil. A DAF está crescendo a cada ano e conquistando seu espaço junto a marcas já tradicionais no mercado brasileiro. No ano passado, por exemplo, fomos a única montadora a apresentar crescimento. Estamos otimistas de que 2017 será ainda melhor”, afirma Michael Kuester, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
Curiosidade
O primeiro caminhão da DAF foi produzido em 1949 na oficina de trailers dos irmãos Hub e Wim van Doorne. Um ano depois, uma nova fábrica de caminhões foi construída, e começaram a produzir chassis de caminhões de 3, 5 e 6 toneladas.